Terça-feira, 12 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Lula não garante sua candidatura à reeleição: “Vou pensar em 2026 só em 2026”

Compartilhe esta notícia:

Em entrevista exclusiva a Christiane Amanpour, Lula disse esperar uma "grande renovação política". (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que só vai “pensar sobre 2026 em 2026” e não confirmou que tentará a reeleição daqui a dois anos. “Tem vários partidos que me apoiam, e eu vou discutir isso com muita sobriedade e seriedade”, afirmou o atual mandatário brasileiro em entrevista exclusiva à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional.

Questionado sobre sua idade – Lula tem, hoje, 79 anos; em um novo mandato, ao chegar em 2030, teria 85 -, o presidente disse que “governar não é como jogar futebol”.

“Governar não é como praticar esportes. Não é o problema da juventude que vai resolver os problemas da governança. O que vai resolver o problema da governança é a competência do governante, o compromisso, a cabeça, a saúde [do governante]”, afirmou.

“Se chegar na hora e os partidos entenderam que não há outro candidato para enfrentar uma pessoa de extrema-direita – que seja negacionista, que não acredita na medicina e na ciência -, obviamente, estarei pronto para enfrentar”, acrescentou.

Lula, porém, disse que “espera que isso não seja necessário” e que novos candidatos surjam para promover uma “grande renovação política” no País.

A declaração à CNN segue o tom de outra entrevista, em junho deste ano, à rádio CBN, quando disse que “tem muita gente boa para ser candidato”. “Eu não preciso ser o candidato”, afirmou.

Na ocasião, ele declarou que, “se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode estar certo que os meus 80 anos virarão 40 e eu poderei ser candidato. Não é a primeira hipótese. Nós vamos ter que pensar muito”, complementou.

Sem sucessor

Lula tem evitado afirmar que será candidato à reeleição em 2026. Em 2022, ao se apresentar para a eleição daquele ano, disse que pretendia cumprir apenas um mandato para recuperar o país depois do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O petista pretendia, nesses primeiros quatro anos, desenvolver um sucessor, mas até agora isso ainda não aconteceu de forma clara.

Ao mesmo tempo, a polarização continua e a direita tem mostrado que mantém sua força, o que ficou evidente nas eleições municipais deste ano.

No entorno do presidente, aliados já dão como certo que Lula é o único nome capaz de agregar apoios para manter fora do poder o grupo de Bolsonaro, mesmo com o ex-presidente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Supremo já condenou 265 acusados de participar da invasão de Brasília
Após vitória de Trump, PL marca data da posse de Eduardo Bolsonaro como secretário de Relações Internacionais do partido
https://www.osul.com.br/lula-nao-garante-sua-candidatura-a-reeleicao-vou-pensar-em-2026-so-em-2026/ Lula não garante sua candidatura à reeleição: “Vou pensar em 2026 só em 2026” 2024-11-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar