Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de dezembro de 2023
Durante a campanha presidencial argentina, Milei fez diversas críticas a Lula
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Reprodução/InstagramA Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirmou nesta terça-feira (5) que Lula não irá à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei.
A solenidade será realizada no domingo (10), em Buenos Aires. O Brasil deverá ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores.
O convite endereçado a Lula foi entregue no dia 26 de novembro, em uma reunião em Brasília entre Vieira e Diana Mondino, já anunciada por Milei como futura chanceler argentina.
Embora a Argentina seja um importante parceiro comercial do Brasil, essa não será a primeira vez que um presidente brasileiro não irá à posse do presidente argentino. Em 2019, por exemplo, o então presidente Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo do Brasil.
Durante a campanha presidencial argentina, Milei fez diversas críticas a Lula, chamando o petista de “corrupto”. Além disso, prometeu, se eleito, romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos por Lula, entre eles o Mercosul e o Brics.
Quando o resultado das eleições foi confirmado, Lula publicou uma mensagem nas redes sociais na qual cumprimentou a Argentina e as instituições do país vizinho, mas não mencionou o nome de Milei.