Domingo, 20 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de novembro de 2015
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou, em entrevista, que esteja pressionando a presidenta Dilma Rousseff a trocar o comando do Ministério da Fazenda. Ele foi questionado sobre rumores de que queria a saída de Joaquim Levy e de que estaria pressionando Dilma a substituí-lo pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.
Na última quarta-feira (11), o principal índice da Bovespa fechou em alta sob efeito de crescentes especulações sobre uma eventual ida de Meirelles para o comando da Fazenda. O ex-presidente do BC, porém, já negou ter recebido qualquer convite de Dilma para assumir a pasta.
A própria presidenta já negou, em diversas ocasiões, que trocará o comando do ministério e garantiu que Levy ficará no cargo. “Somente a Dilma é que sabe [sobre uma eventual troca na pasta]. Eu estou vendo muito boato, muita bobagem. Eu não gostaria [que Levy saísse]. Eu, às vezes, vejo coisa escrita que eu fico pasmo. ‘O Lula quer tirar o Levy’. Eu não quero tirar o Levy nem quero colocá-lo”, disse o ex-presidente.
“O Levy e o ministro da Fazenda é um problema da presidenta Dilma. Você sabe por que eu fiquei cinco anos sem dar entrevista? É porque um ex-presidente precisa tomar muito cuidado para não dar palpite. É como se um ex-marido fosse aconselhar o atual marido a como cuidar da mulher. O ex-presidente não pode agir assim”, completou. (AG)