Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de junho de 2023
A secretária nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade de Oliveira, é a mais nova conselheira da Itaipu Binacional. A nomeação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi oficializada na edição do Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (20).
Com a nomeação, fecha o quadro de conselheiros da hidrelétrica do lado brasileiro. Cinco dos seis conselheiros nomeados pelo governo Lula foram empossados em abril – quase todos ministros de Estado.
São eles o chanceler Mauro Luiz Iecker Vieira, do Ministério das Relações Exteriores; Alexandre Silveira de Oliveira, de Minas e Energia; Fernando Haddad, da Fazenda; Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Rui Costa dos Santos, da Casa Civil; e o ex-secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.
Na função do PT, Gleide é a responsável pela organização de atividades ou campanhas de arrecadação do partido. Como conselheira, Gleide vai receber R$ 27 mil por mês em Itaipu. Assim como o dos conselheiros anteriormente definidos para Itaipu, seu mandato vai até 16 de maio de 2024.
Perfil
Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Gleide foi secretária de Finanças do partido em MG e coordenadora nacional da campanha pela reforma política promovida pelo PT. Ela também tentou uma vaga na Câmara Federal por Minas Gerais nas últimas eleições, mas não foi eleita.
É membro da Comissão Executiva Nacional do PT e ocupou cargos na prefeitura de Belo Horizonte (gestões Patrus Ananias e Fernando Pimentel). A nova conselheira é ativista do partido desde 1986.
A composição do conselho de Itaipu inclui 14 integrantes. Além dos 6 conselheiros brasileiros e 6 paraguaios, há 2 representantes dos ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. Os governos brasileiro e paraguaio nomeiam também a diretoria executiva da Itaipu Binacional.
Itaipu Binacional
A Itaipu Binacional opera a Usina Hidrelétrica de Itaipu e é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação.
Em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o primeiro lugar ao superar seu próprio recorde, que era de 98,6 milhões de MWh. Em 2016, a usina realizou um feito histórico ao produzir, em um único ano calendário, mais de 100 milhões de MWh de energia limpa e renovável. No total, em 2016, foram produzidos 103 098 366 MWh de energia.