Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula oficializa indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo e de Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República

Compartilhe esta notícia:

Lula encaminhou ao presidente do Senado as indicações de Paulo Gonet (E) e Flávio Dino (D). (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nessa segunda-feira (27) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e do procurador Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República.

Eles serão sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que votará as indicações antes de seguirem ao Plenário do Senado. Para serem aprovados, eles precisam do apoio da maioria dos senadores, ou seja, mais de 41 votos favoráveis.

O atual ministro da Justiça, Flávio Dino, que é senador licenciado, é o segundo candidato a ministro do Supremo indicado por Lula em seu terceiro mandato presidencial (MSF 88/2023). O primeiro foi Ricardo Zanin, aprovado pelo Senado por 58 votos a 18 em junho.

Dino foi indicado para a vaga decorrente da aposentadoria da ministra Rosa Weber. Caso seja aprovado, Dino terá que renunciar ao mandato de senador, ocupado desde o início de fevereiro pela senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), sua primeira suplente, que herdará a titularidade do mandato.

“O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras”, afirmou Dino nas redes sociais. O relator da indicação será o senador Weverton (PDT-MA).

Já o procurador Paulo Gonet é o primeiro indicado ao cargo de procurador-geral da República no novo mandato do petista (MSF 89/2023). A atual ocupante do cargo é Elizeta Ramos, que exerce a função interinamente desde o fim do mandato de Augusto Aras, em setembro.

Flávio Dino

Atual ministro da Justiça e Segurança Pública, o maranhense Flávio Dino tem 55 anos e ampla experiência nos setores público e privado. Graduado em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1991 e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, já atuou como advogado, professor, político e magistrado. Foi eleito senador da República no pleito de 2022 e exerceu os cargos de governador do Maranhão (2015 a 2022), deputado federal (2007 a 2014) e presidente da Embratur (2011 a 2014). Entre 1994 e 2006, ocupou a função de Juiz Federal da 1ª Região e foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil de 2000 a 2002.

Paulo Gonet

Nascido em 16 de agosto de 1961 no Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Gonet Branco graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1982, concluindo mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Essex em 1990 e doutorado em Direito, Estado e Constituição na UnB em 2008. Com Gilmar Ferreira Mendes e Inocêncio Mártires Coelho, fundou em 1998, em Brasília, o Instituto Brasiliense de Direito Público, atual Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Tem trajetória no Ministério Público Federal desde 1987, atuando como subprocurador-geral da República. Desde julho de 2021, é vice-procurador-geral eleitoral. As informações são do Palácio do Planalto e da Agência Senado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Supremo forma maioria para permitir que governo pague precatórios até 2026 sem desrespeitar regra fiscal
Lula inicia tour por países árabes em sua última viagem internacional do ano; saiba por onde ele vai passar
https://www.osul.com.br/lula-oficializa-indicacao-do-ministro-da-justica-flavio-dino-para-ministro-do-supremo-e-de-paulo-gonet-para-o-comando-da-procuradoria-geral-da-republica/ Lula oficializa indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo e de Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República 2023-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar