Ícone do site Jornal O Sul

Lula ou Bolsonaro? Saiba quem elegeu mais aliados nas capitais brasileiras

A dinâmica revela uma tendência nas estratégias eleitorais das principais legendas brasileiras. (Foto: Reprodução)

Os candidatos do ex-presidente Jair Bolsonaro se saíram melhor que os representantes avalizados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2024. A votação deste domingo (6) consagrou a vitória de cinco nomes apoiados pelo ex-presidente, contra dois de Lula.

Apoiados pelo ex-presidente, os candidatos que foram eleitos vão comandar as cidades de Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Rio Branco (AC) e Salvador (BA). Os vencedores são Arthur Henrique (MDB), Topázio Neto (PSD), João Henrique Caldas (PL), Tião Bocalom (PL) e Bruno Reis (União), respectivamente.

Já os candidatos de Lula que foram eleitos tinham a vitória em primeiro turno projetada desde o início da campanha. No Rio, Eduardo Paes (PSD) venceu com 60% dos votos, enquanto João Campos (PSB) derrotou os adversários no Recife com 78%. Ambos são prefeitos reeleitos e negaram compor chapas com o PT.

Outros nove candidatos de Bolsonaro vão disputar o segundo turno, enquanto cinco nomes apoiados por Lula vão participar da nova rodada, marcada para o dia 27 de outubro. Congressistas apoiados pelo presidente perderam em Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Maceió e São Luís.

Os candidatos de Lula vão participar de cinco disputas de segundo turno. Em todas elas, o concorrente vai ser um nome apoiado pelo ex-presidente. Os nomes que receberão as bênçãos de Lula e Bolsonaro perderam a disputa em quatro capitais, que foram vencidas por candidatos alheios à polarização. Em Campo Grande (MS), o segundo turno será travado por políticos que não receberam o apoio dos dois na primeira rodada.

Bolsonaro escalou dois ex-ministros para disputar os pleitos nas capitais. Gilson Machado (PL), que comandava o Turismo, perdeu em Recife e Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde, vai disputar o segundo turno em João Pessoa (PB).

Por outro lado, três deputados federais apoiados por Lula vão disputar o segundo turno. São eles: Guilherme Boulos (São Paulo), Maria do Rosário (Porto Alegre) e Natália Bonavides (Natal). (AE)

Sair da versão mobile