Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de novembro de 2024
A avaliação de diplomatas e assessores de Lula é de que o retorno da esquerda ao comando do país vizinho diminuirá divergências dentro do Mercosul
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, na noite de domingo (24), o esquerdista Yamandú Orsi pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai.
Orsi obteve 49,3% dos votos contra 46,4% de Álvaro Delgado. Ele substituirá Luis Lacalle Pou no poder. Carolina Cosse será a vice-presidente.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Orsi Yamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje [domingo]. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, afirmou Lula nas redes sociais.
Yamandú Orsi é apoiado pelo ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica. A avaliação de diplomatas e assessores de Lula é de que o retorno da esquerda ao comando do país vizinho diminuirá divergências dentro do Mercosul.