Sexta-feira, 04 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula quer o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, em próximas viagens para ampliar “aliança entre os Poderes”

Compartilhe esta notícia:

O objetivo de Lula, ressaltam interlocutores, é criar um clima de maior harmonia institucional.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O objetivo de Lula, ressaltam interlocutores, é criar um clima de maior harmonia institucional. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que deve convidar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para acompanhá-lo em suas próximas viagens internacionais. A avaliação no entorno do petista é de que o saldo político da comitiva levada ao Japão e ao Vietnã na semana passada foi positivo, e serviu para azeitar a relação com o Congresso.

Lula viajou na companhia dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A ideia, agora, é incluir Barroso nos itinerários no exterior para ampliar a “aliança entre os Poderes” e dar demonstração de que “o Brasil está unido”. Procurado, o magistrado não comentou se aceitaria o convite.

O objetivo de Lula, ressaltam interlocutores, é criar um clima de maior harmonia institucional entre Palácio do Planalto, Legislativo e Judiciário, após meses de impasse entre os Poderes sobre as regras para distribuição de emendas. Com a popularidade desabando dia a dia, o petista quer evitar ruídos que possam atrapalhar ainda mais a agenda do governo neste ano.

A prioridade do governo agora é a aprovação do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda, considerado crucial para tentar reaproximá-lo da classe média, considerada absolutamente decisiva para a decisão do quadro eleitoral de 2026.

Centrão vê saldo positivo

Lideranças do Centrão avaliam que a viagem à Ásia foi benéfica para o relacionamento do petista com o Congresso. Como mostrou a Coluna do Estadão, do jornal Estado de S.Paulo, após meses sem ter acesso ao gabinete de Lula, nomes de peso no Legislativo começaram a mandar recados ao Planalto de que “não adianta chamar na eleição”.

Segundo relatos feitos ao jornal, dessa vez, os parlamentares sentiram um Lula com mais “força de vontade política”, disposto a se aproximar do Legislativo. Há, ainda, uma avaliação de que a articulação política do governo melhorou com a chegada de Gleisi Hoffmann à Secretaria de Relações Institucionais – deputados afirmam que ela é “mais direta” que seu antecessor no cargo, Alexandre Padilha, e negocia de forma mais concreta.

(Estadão Conteúdo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Sobe o teto do benefício do INSS: saiba qual o valor
Câmara dos Deputados aprova Lei da Reciprocidade em resposta a “tarifaço” de Trump
https://www.osul.com.br/lula-quer-ministro-barroso-do-supremo-em-proximas-viagens-para-ampliar-alianca-entre-os-poderes/ Lula quer o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, em próximas viagens para ampliar “aliança entre os Poderes” 2025-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar