O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta, na tarde deste domingo (1º), do Hospital Sirio-Libanês em Brasília. Ele estava internado desde sexta-feira (29), quando foi submetido a duas cirurgias: uma no quadril e outra nas pálpebras.
A expectativa inicial era de que Lula recebesse alta nesta segunda (2) ou terça-feira (3), mas a equipe médica decidiu pela antecipação diante da boa recuperação do presidente.
A cirurgia no quadril foi uma artroplastia, que consiste na substituição da cartilagem desgastada por uma prótese. O petista sofria há vários meses de uma dor na cabeça do fêmur, no encaixe com o quadril.
Depois dessa operação, que durou cerca de uma hora e dez minutos, Lula foi submetido a uma blefaroplastia – pequena correção das pálpebras. O procedimento já era planejado e foi feito para remover a pele enrugada e descaída, aproveitando a anestesia geral da cirurgia principal.
No sábado (30), segundo os médicos, o presidente já havia caminhado pelo quarto e fez fisioterapia. Nos primeiros dias após a operação no quadril, ele precisará de um andador para firmar os pés.
Durante a sua recuperação, por pelo menos três semanas, Lula trabalhará no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Ele não poderá receber visitas para evitar eventuais infecções e fará fisioterapia nesse período.
“Recebi alta e já estou no Palácio da Alvorada, de onde irei trabalhar nas próximas semanas. Obrigado pelas orações e todas as mensagens de carinho. Estou me recuperando para trabalhar ainda mais pelo Brasil e correr uma maratona”, escreveu o petista nas redes sociais.