O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã desta segunda-feira (10). No telefonema, o russo expressou solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, cerca de um mês após a tragédia que vitimou centenas no estado.
Segundo o Planalto, os presidentes também conversaram sobre cooperação econômica bilateral e governança global, durante o telefonema. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia também entrou em pauta.
Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e o homólogo chinês Wang Yi.
O presidente brasileiro reforçou, ainda, a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, que deve ser debatido no âmbito do G20, durante a presidência brasileira no bloco.
Desde que assumiu, Lula tem defendido uma reforma no conselho de segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel do organismo multilateral como um espaço para prevenção de conflitos.