Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2015
A PF (Polícia Federal) apontou, na sexta-feira, em laudo anexado a uma das investigações sobre a Odebrecht, que instituições ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam 3,97 milhões de reais da construtora entre 2011 e 2014. A empreiteira está sob suspeita da Operação Lava-Jato de ter integrado cartel em esquema de corrupção na Petrobras – seu presidente, Marcelo Odebrecht, está preso desde 19 de junho.
Os pagamentos foram realizados ao Instituto Lula e para a LILS Palestras, Eventos e Publicações. A PF fez o exame com base em dados levantados a partir da quebra de sigilo da empreiteira. No mesmo documento, os peritos criminais informam que o Instituto Lula e a LILS também receberam dinheiro de outras fontes, totalizando 17,2 milhões de reais.
Segundo o Instituto Lula, todas as contribuições ao instituto e todos os pagamentos para palestras de Lula são legais, contabilizados e com os devidos impostos pagos. Os pagamentos para a LILS são por palestras.
Ainda segundo laudo da PF, a Odebrecht doou 975 mil reais ao Instituto FHC, entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012. Foram 11 pagamentos mensais de 75 mil reais e um de 150 mil reais. (AE)