Na manhã desta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Rio Grande do Sul com nove ministros para sua segunda viagem ao Estado em seu atual mandato. Porto Alegre e Lajeado (Vale do Taquari) estão no roteiro, primeira etapa de um provável giro por diversos Estados. O vice Geraldo Alckmin também participa da comitiva.
A agenda foi invertida em relação à sequência divulgada anteriormente, quando se informou que a cidade do Interior seria a escala inicial. Mas os compromissos devem ser basicamente os mesmos antecipados no dia 7 pelo ministro gaúcho Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, após reunião com o chefe do Palácio do Planalto.
Na capital gaúcha, Lula deve chegar por volta das 11h à sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Zona Norte, para um evento onde detalhará ações do governo federal e investimentos destinados ao Estado por meio do programa “Novo PAC” de aceleração do crescimento econômico e inclusão social.
O passo seguinte será uma coletiva de imprensa, no mesmo local, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (que acumula o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e dos seguintes titulares da pastas federais:
Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Jader Filho (Cidades), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde), além do ministro-substituto dos Transportes, Adrualdo Catão, e do já mencionado Paulo Pimenta.
Autoridades locais também estarão presentes, como o governador gaúcho Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo, além de representantes de entidades empresariais e de outros setores.
Na sequência, a comitiva de Lula viajará de helicóptero até Lajeado, para um compromisso às 15h no Teatro da Universidade do Vale do Taquari (Univates). A agenda prevê uma cerimônia de prestação de contas do governo federal no auxílio aos municípios atingidos pelos temporais de setembro passado. A expectativa é que sejam anunciadas novas medidas.
Visita anterior
Lula não viaja ao Rio Grande do Sul desde o dia 30 de junho do ano passado, quando realizou em Porto Alegre a sua primeira visita oficial ao Estado em seu terceiro mandato presidencial, iniciado em janeiro. Ele conheceu novas instalações do Hospital de Clínicas e participou da cerimônia de entrega de quase 500 unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Viamão (Região Metropolitana).
No mesmo dia, ele e a primeira-dama nacional Janja da Silva foram recepcionados no Palácio Piratini (Centro Histórico) para um almoço. O evento foi concorrido e em clima quase informal, além da presença de diversas autoridades de diferentes instâncias do poder.
A ocasião também marcou um fato inédito no País: a presença do namorado do governador como um dos “cicerones” do evento, na condição extra-oficial de “primeiro-cavalheiro” do Estado – meses depois, Eduardo Leite e o médico paulista Thalis Bolzan formalizariam a relação por meio de um registro de união estável.
(Marcello Campos)