A Luz Ayrton é acesa com o cair da noite em Londres, na Inglaterra, sempre que há uma sessão no Parlamento britânico. Mas esse ritual terá de ser interrompido para que o equipamento possa ser desmontado e restaurado. Instalada em 1885, a luz só foi apagada durante as duas guerras mundiais, a 1ª Guerra, de 1914 a 1918, e a 2ª Guerra, de 1939 a 1945.
A medida faz parte da reforma pela qual a Torre Elizabeth passará e que obrigará também a silenciar o Big Ben a partir desta segunda-feira, 21, até o ano de 2021. Somente então suas badaladas voltarão a ser ouvidas regularmente na capital britânica. Conforme o Parlamento, essa é uma medida necessária para proteger os trabalhadores envolvidos na restauração.
A restauração é considerada como fundamental, já que sem reparos o Big Ben poderia parar de funcionar completamente. “Temos o dever de garantir que as gerações futuras sejam salvaguardadas, assim como devemos aos nossos predecessores restaurar sua obra-prima para sua antiga glória. Embora esses trabalhos sejam muito necessários a curto prazo, eles também garantirão o futuro a longo prazo e a sustentabilidade do Big Ben “, disse o porta-voz do Parlamento, Tom Brake, em um comunicado.
Ainda há controvérsias sobre o assunto. A premiê Theresa May disse “não estar correta” a crença de que as badaladas do Big Ben não serão ouvidas pelos próximos quatro anos.
A Câmara dos Comuns, um das duas que compõem o Parlamento, disse estar revendo o período de seu silêncio após manifestações de “preocupações” chegarem até seus membros.
Os cinco sinos que compõem o som icônico ainda tocarão em ocasiões especiais, incluindo a véspera de Ano Novo e o Remembrance Sunday, data celebrada no domingo mais próximo de 11 de novembro, dia do armistício assinado em 1918 entre a Alemanha e os Aliados, na 1ª Guerra Mundial. “Está funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana”, disse Paul Roberson, um dos relojadores no Palácio de Westminster.
Mas, os reparos são muito necessários não apenas para a torre: beneficiarão cerca de 12 mil pessoas que visitam o local a cada ano. O investimento na obr
a de 42 milhões de dólares também inclui a implantação do primeiro elevador da torre e sanitários.
Desde o dia 31 de dezembro de 1923, a rádio BBC transmite diariamente as badaladas do sino.
No caso da Luz Ayrton, um outro equipamento a substituirá temporariamente.Ainda não se sabe quando ou por quanto tempo a Luz Ayrton ficará desligada.
Local mais fotografado do Reino Unido, a Torre Elizabeth já está coberta por andaimes para o início dos trabalhos.
História
A Torre Elizabeth, anteriormente chamada de Torre do Relógio, mais popularmente conhecida como Big Ben, foi criada para um novo palácio, depois que o antigo Palácio de Westminster foi em grande parte destruído por um incêndio, na noite de 16 de outubro de 1834.
A edificação possui o segundo maior relógio de quatro faces do mundo – o da prefeitura de Minneapolis, Estados Unidos, é o primeiro – e foi construída em estilo neogótico, com 96 metros de altura.
A torre foi concluída em 1858 e tornou-se um dos símbolos mais importantes do Reino Unido, sendo frequentemente retratada em filmes ambientados em Londres.
Ela teria sido colocada no topo do torre a pedido da rainha Vitória, para que ela pudesse ver desde o Palácio de Buckingham, próximo dali, quando o Parlamento estivesse em sessão à noite.
Seu nome é uma homenagem ao advogado e político liberal Acton Smee Ayrton, conhecido por sua defesa dos direitos trabalhistas.