A morte do apresentador Gugu Liberato completou 5 anos na semana passada e, para homenageá-lo, foi lançado o documentário “Gugu – Simples Assim”, disponível na plataforma PlayPlus, da TV Record. A produção é uma emocionante retrospectiva da vida de Gugu, trazendo depoimentos comoventes de familiares e amigos, que compartilharam lembranças afetivas e momentos íntimos com o apresentador.
Um dos destaques do documentário são as lembranças de sua mãe, Dona Maria do Céu, que revelou uma sensação inexplicável de premonição durante a última conversa que teve com o filho. Ela contou que, no dia da viagem de Gugu, ele passou mais de três horas em seu quarto, algo incomum para ele.
“Naquele dia, ele ficou mais de três horas no meu quarto conversando comigo. E ele não costumava ficar tanto tempo assim… Quando ele ia embora, me beijou e, antes de sair, eu o chamei para dar mais um beijo”, relembrou Dona Maria, visivelmente emocionada. Para ela, parecia que ambos sabiam que aquela seria a última vez que se veriam, como se estivesse acontecendo uma despedida silenciosa. “Parece que eu estava adivinhando, e ele também. Era como se dissesse: ‘Eu não vou voltar’”, disse.
Os filhos de Gugu também se emocionaram ao recordar os últimos momentos com o pai. João Augusto, o primogênito, falou sobre o carinho com que o pai sempre os recebia. “A última conversa que tive com ele foi quando ele chegou em casa. Ele sempre fazia questão de cumprimentar todo mundo. Entrava em todos os quartos e, naquele dia, nos encontramos na sala.”
Sofia, uma das gêmeas de Gugu, disse que ele a abraçou assim que chegou e que ela se sentiu aliviada por tê-lo de volta. “Quando ele chegou, abraçou a gente, e eu disse: ‘Pai, que bom que você chegou de viagem’.”
Já Marina, a outra filha gêmea, relatou um momento de carinho, dizendo: “Eu disse: ‘Ah, pai, te amo. Estava com saudades.’”
Gugu Liberato faleceu em 22 de novembro de 2019, aos 60 anos, em um hospital nos Estados Unidos, após sofrer morte encefálica devido a uma lesão neurológica. A tragédia ocorreu dias antes, quando ele caiu de uma altura de cerca de quatro metros enquanto fazia reparos no sótão de sua casa, na Flórida (EUA). Apesar de ter sido rapidamente socorrido e levado ao hospital, o apresentador não resistiu ao ferimento.
Em um gesto de grande generosidade, a família de Gugu autorizou a doação de seus órgãos, beneficiando cerca de 50 pessoas. O velório e o sepultamento de Gugu aconteceram em São Paulo, onde milhares de fãs, amigos e familiares prestaram suas últimas homenagens ao ícone da televisão brasileira.