A mãe da estudante Carolina Martins Moura, 17 anos, desabafou em uma rede social afirmando que a jovem se jogou do 11º andar de um prédio devido à depressão e alucinações causadas pela ingestão de sibutramina, medicamento é usado para a perda de peso. Na postagem, Beatriz Martins, que mora em Goiânia (GO), escreveu: “Tenho certeza no meu coração que se ela não estivesse sob efeito da sibutramina nada disso estaria sendo vivido hoje”.
Jovem tinha pressão alta.
O caso aconteceu no dia 19 deste mês. Carolina morava em Uberaba (MG) na casa da avó. Segundo a mãe, a garota não estava feliz com o próprio corpo e se achava sempre acima do peso. “Anos atrás, ela usou medicamento para emagrecer, viu que não fez bem, veio até mim e se abriu. Ela não podia fazer uso desse tipo de remédio, pois tinha pressão alta, então desistiu, pois viu que não estava fazendo bem”, contou.
Entretanto, há uma pelo menos uma semana, a estudante voltou a tomar remédios, segundo relatos de amigos. Nesse período, Carolina teve sérias mudanças de humor e até alucinações. Beatriz relata no texto da rede social que falou com a filha por telefone horas antes da garota morrer. “Ela me ligou às 5h da manhã com alucinações. Seu tio, como era médico, viu que ela estava sob efeito de medicamento”, escreveu.
Medicamento foi conseguido de forma clandestina.
A sibutramina é um remédio usado para combater a obesidade, mas a bula alerta que é contraindicado para quem tem transtornos alimentares, como bulimia. Dentre os alertas, estão a de que o uso pode prejudicar o pensamento, o julgamento e a habilidade motora. O medicamento é de uso controlado e só pode ser vendido com prescrição médica.
Porém, a mãe afirma que Carolina conseguiu o remédio de forma clandestina. “Tenho certeza que não foi prescrição médica, pois o histórico de saúde dela não permitiria o uso”, desabafou. Por fim, Beatriz relatou toda a tristeza em perder a filha. “Meu coração está dolorido, dilacerado de saudade e amor. Éramos não somente mãe e filha, mas infinitamente amigas”, registrou. (AG)