Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Maior parte da sociedade não quer a descriminalização da maconha, diz ministro do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Fux lançou o livro "Novo Código de Processo Civil Temático", no Rio (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux disse acreditar que a maioria da sociedade brasileira é contra a descriminalização do uso da maconha, assunto que está sendo julgado pela Corte. Fux defendeu mais debates sobre o tema e afirmou que o espaço ideal para isso é o Congresso, que poderia legislar a respeito.

“Esse tema encerra um desacordo moral bastante expressivo na sociedade. Entendo que haja uma parcela maior da sociedade contrária à descriminalização. Então, o Supremo pode vir ou não a adotar uma solução contramajoritária, contra a vontade social”, disse o ministro à imprensa antes do lançamento de seu livro “Novo Código de Processo Civil Temático”, nesta sexta-feira (11), durante a 17ª Bienal do Livro Rio.

“Como há esse dissenso na sociedade, recomenda-se que a Corte seja bastante ponderada no momento de adotar uma solução. Esse é um tema que talvez nem fosse o momento de o Supremo julgar. Eu não sei se a sociedade está preparada para receber essa solução. Quando há um desacordo moral razoável, nesses casos em que estão em jogo valores morais da coletividade, acho importante o juiz ouvir a sociedade”, declarou.

O julgamento no STF sobre a descriminalização do porte de maconha foi interrompido por mais um pedido de vista. Após os votos dos ministros Luiz Edson Fachin e Luís Roberto Barroso a favor da descriminalização, Teori Zavascki pediu mais tempo para analisar o assunto. Antes deles, o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, já havia se posicionado a favor da descriminalização.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Rio Grande do Sul registra temperaturas negativas
Pai matou bebê porque a Justiça o obrigou ao pagamento de pensão
https://www.osul.com.br/maioria-da-sociedade-nao-quer-a-descriminalizacao-da-maconha-diz-ministro-do-supremo/ Maior parte da sociedade não quer a descriminalização da maconha, diz ministro do Supremo 2015-09-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar