Domingo, 20 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Maioria do STF considera inconstitucional cortes de salários de servidores

Compartilhe esta notícia:

Em uma votação do Supremo Tribunal Federal (STF), a maioria dos ministros considerou inconstitucional a redução da jornada de trabalho e do salário de servidores públicos proporcionalmente. Essa forma de redução é cogitada por alguns governadores e prefeitos do paísk para resolver, temporariamente, a crise fiscal que atinge os estados e municípios.

A medida estava prevista na redação original da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas está suspensa há 16 anos por uma decisão liminar da Corte. Porém, o julgamento definitivo da questão começou na sessão desta quinta-feira (22). No entanto, após dez votos proferidos, o julgamento foi suspenso para aguardar o último voto, do ministro Celso de Mello, que não participou da sessão por motivos de saúde. A nova data do julgamento não foi definida.

O que acham os ministros
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, entendeu que, ao permitir a redução de salário e da carga horária, temporariamente e de forma proporcional, a lei criou uma fórmula para tentar solucionar a falta temporária de recursos e evitar medidas mais graves previstas na Constituição, como a demissão de servidores estáveis, pelo descumprimento do teto de despesas. O voto também foi seguido por Gilmar Mendes

“O servidor tem o direito de dizer: eu prefiro manter minha carreira, é temporária essa diminuição de salário até o estado se equacionar, eu prefiro ter a minha carreira do que ficar desempregado e ganhar uma indenização”, argumentou Moraes.

O ministro Luís Roberto Barroso também entendeu que a LRF estabeleceu uma solução menos gravosa para o trabalhador do que a demissão. Segundo o ministro, não se aplica ao caso o princípio constitucional da irredutibilidade dos salários. Para Barroso, como a demanda de trabalho será diminuída, os recebimentos também podem diminuir.

“Entendo que é socialmente melhor permitir a redução da jornada de trabalho do que obrigar o administrador a decretar a perda do cargo”, afirmou.

Em voto separado, o presidente do STF, Dias Toffoli, entendeu que a redução dos salários pode ocorrer, mas somente se as outras medidas de cortes de cargo ocorrerem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Câmara dos Deputados aprova projeto que permite posse de arma em toda propriedade rural
Presidente da França defende que G7 discuta incêndios na Amazônia 

com urgência
https://www.osul.com.br/maioria-do-stf-considera-inconstitucional-cortes-de-salarios-de-servidores/ Maioria do STF considera inconstitucional cortes de salários de servidores 2019-08-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar