Ícone do site Jornal O Sul

Mais de 10 mil migrantes morreram no Mediterrâneo desde 2014, segundo a ONU

Combinação de fotos mostra imigrantes pulando de um barco durante naufrágio na quarta-feira (25), antes da chegada do resgate pelos navios Bettica (Foto: Reuters)

Mais de 10 mil pessoas morreram desde 2014 ao tentar a perigosa travessia do Mar Mediterrâneo para chegar às costas da Europa, anunciou nesta terça-feira (07) a ONU (Organização das Nações Unidas).

“Desde o início de 2014, quando começaram a aumentar as travessias de migrantes no Mediterrâneo, temos 10 mil mortos. Esta marca foi superada nos últimos dias”, afirmou o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Adrian Edwards.

Há duas semanas, cerca de 14 mil pessoas foram retiradas de embarcações muitas vezes precárias enquanto tentavam atravessar o Mediterrâneo, informaram a Guarda Costeira e a ONU, mas centenas podem ter se afogado.

No dia 25 de maio, o naufrágio de um grande barco sobrecarregado fez cinco mortos e uma centena de desaparecidos dos cerca de 550 sobreviventes, muitos dos quais disseram ter perdido um membro da família ou companheiro de viagem. (AG) 

Sair da versão mobile