Quinta-feira, 17 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de abril de 2025
Em pouco mais de três semanas, o número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) entregues à Receita Federal superou os 10 milhões. Até as 17h dessa terça-feira (8), 10.019.498 contribuintes enviaram o documento. O número equivale a 21,69% do total esperado para este ano.
Desde o dia 1º, quando a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis, 4.649.359 contribuintes enviaram o documento. O abastecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano por causa da greve dos auditores fiscais da Receita.
O prazo para entregar a declaração começou em 17 de março e termina às 23h59min do dia de 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 13 de março.
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.
As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.
Receita alerta para golpes
A Receita Federal reforça que não envia e-mails ou SMS com links ou solicitações de acesso a páginas não oficiais. Também não é possível interferir no processamento das declarações nem nas prioridades de restituição.
Todas as pendências e eventuais informações sobre a malha fina devem ser consultadas exclusivamente nos canais oficiais: site da Receita Federal ou aplicativo Receita Federal.
A instituição também destaca que todos os seus serviços são gratuitos.
Plataforma
Para facilitar o envio e a consulta da declaração, os contribuintes podem acessar o sistema “Meu Imposto de Renda” (MIR), uma plataforma que reúne todos os serviços relativos ao IRPF em um único lugar. É possível acessar o MIR:
– Pela página da Receita Federal, dentro do e-CAC;
– Ou por dispositivos móveis, usando o aplicativo “Receita Federal”.
Por envolver dados protegidos por sigilo fiscal, o acesso exige uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.