Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de janeiro de 2023
A maior parte dos imunizantes contra a Covid-19, incluindo as vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, conta com esquema primário de duas doses
Foto: José Cruz/Agência BrasilMais de 19 milhões de brasileiros não completaram o esquema vacinal primário contra a Covid-19, tendo recebido apenas uma dose dos imunizantes contra a doença, apontam dados do Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, outras 68,4 milhões de pessoas deixaram de receber a primeira dose de reforço das vacinas, enquanto 30,2 milhões de brasileiros aptos a tomar a segunda dose de reforço ainda não retornaram aos postos de saúde.
A maior parte dos imunizantes contra a doença, incluindo as vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, conta com esquema primário de duas doses. O Ministério da Saúde reforça a importância de se completar o esquema primário e de doses de reforço para aumentar a imunidade contra o coronavírus.
Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos decorrentes da Covid-19.