Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2024
Três vacinas estão disponíveis para pessoas que estão fazendo resgates em decorrência da enchente.
Foto: Patrícia Coelho/Divulgação SMS/PMPAA secretaria municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre aplicou, entre quinta-feira (9), e quarta-feira (15), 2.106 doses de vacina em pontos estratégicos de partida e chegada de resgates: Usina do Gasômetro, Viaduto Eduardo Utzig, e no Pontal. Também houve ação na sede do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Três vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão disponíveis para pessoas que estão fazendo resgates em decorrência da enchente: Dupla Adulto (dT) – contra difteria e tétano -, Antirrábica e Influenza.
As duas vacinas são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A dT é aplicada em pessoas com alguma lesão ou ferimento e que tiveram contato prolongado com as águas da enchente. A antirrábica é para acidentes leves ou graves de pessoas no resgate ou cuidado com os animais.
Antirrábica
Quem recebeu a dose de pré-exposição (socorristas de animais que não sofreram lesões) deve fazer a segunda dose sete dias após a primeira. Já na pós exposição (socorristas com ferimentos por cães ou gatos), o esquema de quatro doses deve ser completado em três, sete e 14 dias da data da primeira.
A vacina antirrábica está disponível, em Porto Alegre, nas unidades de saúde Modelo, Tristeza ou IAPI. Em outros municípios, a disponibilidade da vacina pode ser verificada na secretaria municipal de saúde local.