Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2020
Desde a chegada da pandemia, em março, ao menos 203,5 mil testes de coronavírus já foram realizados em Porto Alegre. Conforme levantamento da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) divulgado nesta quinta-feira (11), os procedimentos abrangem 150.120 do tipo RT-PCR e 53.445 testes rápidos (50.114 de anticorpo e 3.331 por antígeno), tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) quanto por serviços particulares.
O SUS foi responsável pela realização de 77.056 testes RT-PCR, 200 testes por antígeno e 17.766 testes rápidos de anticorpo, totalizando 95.022 procedimentos. Já os serviços privados, contratados pela prefeitura, realizaram, respectivamente, 73.064, 3.131 e 32.348 testes, totalizando 108.543.
A estatística aponta, ainda, que agosto foi o mês com o maior número de exames: 49.462, incluindo 36.072 RT-PCR, 334 por antígeno e 13.056 por anticorpo.
Mudança
A prefeitura também informou a alteração dos critérios para justificar a necessidade da testagem. Agora, a presença de apenas um sintoma compatível com a Covid e o contato por uma hora (antes eram quatro) no mesmo ambiente de trabalho com alguém com resultado positivo em exame PCR – mesmo assintomática – justificam a realização do teste.
A diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Diane Nascimento, explica que a intenção é garantir maior agilidade na testagem e diminuir a transmissão e circulação do vírus na cidade.
De acordo com a Secretaria, a testagem vem sendo ampliada gradualmente na capital gaúcha, em função da capacidade de realização dos exames.
“Há indicação para realização de testes (o tipo varia de acordo com os critérios estabelecidos pela SMS) para todas as pessoas sintomáticas, familiares assintomáticos de casos positivos e para quem teve contato com infectados no ambiente de trabalho”, ressalta a SMS.
Pessoas com sintomas como tosse, febre, cefaléia, alteração no olfato ou paladar, dor de garganta, adinamia (redução da força muscular), mialgia (dor muscular) e dificuldade de respirar devem procurar atendimento médico para que seja feita a solicitação de exames.
Quem teve contato com casos positivos, sem sintomas, devem procurar sua unidade de saúde de referência e informar o CPF da pessoa positiva para Covid-19. No atendimento, o paciente será orientado em relação ao prazo para fazer o teste rápido. O mesmo procedimento é indicado para pessoas que tiveram contato com casos positivos em ambiente de trabalho.
(Marcello Campos)