Ícone do site Jornal O Sul

Mais de 220 aves silvestres são apreendidas em Porto Alegre

As aves, que pertencem a mais de 20 espécies, estavam em uma residência na Zona Sul. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil apreendeu 225 aves silvestres, na manhã desta quinta-feira (17), na Zona Sul de Porto Alegre. Os animais foram encontrados em uma casa no bairro Campo Novo.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no local após denúncia anônima. As aves pertencem a mais de 20 espécies, entre elas, dragão, saíra-militar, saíra-sete-cores, tico-tico-rei, canário-da-terra, saíra-azul, tiziu, coleiro-do-campo, coleiro-do-brejo, tiê-sangue, sabiá-una, sabiá-do-campo, trinca-ferro, bico-de-pimenta, cardeal, tucano, graúna, gralha-picaça, azulão, azulinho, curió e bicudo.

As aves das espécies curió, bico de pimenta e bicudo são ameaçadas de extinção. Durante as buscas, foram localizados três pássaros mortos nas gaiolas e outras estruturas com aves silvestres convivendo com grande quantidade de fezes. Essa é a maior apreensão de aves silvestres já realizada na Capital pela Polícia Civil.

Conforme a polícia, o prejuízo estimado para o proprietário da residência com a apreensão gira em torno de R$ 100 mil, sem contar as gaiolas. O homem responderá por crime ambiental.

A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As aves apreendidas foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Sair da versão mobile