Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de fevereiro de 2023
Os dados do Censo Escolar abrangem as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional
Foto: USP ImagensA rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul ganhou mais de 28 mil novos estudantes no ano passado, segundo o Censo Escolar 2022, divulgado pelo Ministério da Educação. Em 2021, havia 749,34 mil alunos matriculados em todas as séries. No ano passado, o número de estudantes chegou a 777,42 mil.
Também houve redução da distorção idade-série, que mostra a porcentagem dos alunos matriculados que têm idade pelo menos dois anos maior do que a esperada para a série que estão cursando. Em 2021, no ensino fundamental, a distorção era de 19,2%, índice que foi reduzido para 12,7% em 2022. No ensino médio, em 2021, a taxa era de 29,6%. No ano seguinte, caiu para 26,7%.
“O impacto da pandemia de coronavírus no aprendizado de crianças e adolescentes fez com que a Secretaria da Educação realizasse uma série de iniciativas para garantir a permanência dos estudantes em sala de aula, evitar a evasão escolar e recuperar as perdas de aprendizagem. O objetivo das ações, promovidas desde 2021, é qualificar a oferta de ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa, além de capacitar os profissionais envolvidos”, informou o governo gaúcho.
Coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul