Os 107 coordenadores municipais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do Rio Grande do Sul foram capacitados neste sábado (17), em Porto Alegre. O treinamento presencial, com oito horas de duração, foi ministrado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), uma das instituições do consórcio aplicador do exame, composto ainda pela Cesgranrio.
Segundo a diretora de Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Eunice de Oliveira Ferreira Santos, o Rio Grande do Sul é o oitavo Estado brasileiro em número de inscritos (419.485 ), em 106 cidades envolvidas na aplicação das provas. Os municípios com maior número de participantes são: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Rio Grande, Canoas e Caxias do Sul, que juntos respondem por 35% das inscrições. Cerca de 35 mil trabalhadores participarão do processo no Estado.
Eunice informa que esta edição é a segunda maior, desde que a prova começou em 1998. Em todo o Brasil 8.000.627 estudantes farão a prova. Em razão da grade adesão à prova, ela destaca o trabalho dos coordenadores municipais. “São eles os responsáveis por toda organização do processo, como padronização dos procedimentos, o que garante uma aplicação [do teste] segura, sigilosa e isonômica em todo o País.”
Cabe aos coordenadores municipais repassar as orientações aos coordenadores de local e aos seus assistentes. Esses, por sua vez, capacitam os chefes de sala e aplicadores nos dias do exame, que este ano será realizado em 5 e 6 de novembro. Além do treinamento presencial, todos os envolvidos passam por uma capacitação à distância, já iniciada. A capacitação, realizada no Hotel Continental Porto Alegre, foi supervisionada pela diretora.
Um dos desafios para a edição de 2016 é treinar essas equipes para duas novidades: a identificação digital dos participantes e os procedimentos de vistoria com detector de metais, que serão aplicados em todos os banheiros dos locais de prova, e não mais por amostra, como na edição passada. Outra novidade desta edição é o aplicativo Enem 2016, que já é o mais baixado do país na área de educação.
Capacitações – Ao todo, 1.726 coordenadores municipais foram capacitados nos 27 estados brasileiros. Neste sábado, também passaram por treinamento os coordenadores municipais do Sergipe, em Aracaju; de Rondônia, em Porto Velho; de Tocantins, em Palmas; e de uma das regionais de São Paulo, estado que pelo volume de inscritos teve as equipes divididas por região.