Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2022
O objetivo da campanha, que prossegue até o dia 24, é vacinar 90% da população estimada para cada grupo prioritário
Foto: Gustavo Mansur/Palácio PiratiniDados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, extraídos nesta quarta-feira (22), indicam que foram aplicadas 366.534 doses de vacinas contra a gripe em Porto Alegre. Do total, 72.027 são pessoas que não integram grupos prioritários e aproveitaram a oportunidade para garantir a proteção contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B.
Entre os grupos prioritários, os idosos têm o maior percentual, com 62,3% da meta alcançada, ou 189.709 doses. Desde 6 de junho, todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a dose. O objetivo da campanha, que prossegue até o dia 24, é vacinar 90% da população estimada para cada grupo prioritário. Até o momento, a cobertura é de 52,2%.
O diretor adunto da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Benjamin Roitman, afirma que a vacina é segura e protege contra as complicações da doença, diminuindo a necessidade de internações e busca por atendimento de urgência. Ele destaca que o frio fragiliza a imunidade do organismo e, com ambientes mais fechados, a transmissão do vírus é facilitada.
Crianças
“A vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário. Então, quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará anticorpos”, explica o médico pediatra, enfatizando a importância das crianças serem imunizadas.
O público infantil, considerado vulnerável para a ação do vírus Influenza com possibilidade de evolução para casos graves, também tem papel relevante na transmissibilidade da doença. “Quanto mais pessoas, de todas as idades, estiverem vacinadas, menor a circulação dos vírus e a infecção”, ressalta.
As campanhas de vacinação contra Covid-19 e contra gripe ocorrem de forma simultânea. Com exceção das crianças de 5 a 11 anos de idade, que devem ter intervalo de 15 dias entre uma dose e outra, todas as pessoas podem receber as duas doses de forma concomitante. Importante lembrar que ao serem vacinadas as gestantes protegem os bebês, pois eles somente poderão receber a primeira dose da vacina aos seis meses de vida.