Registros do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde indicam que mais de 454 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Porto Alegre desde o início da campanha nacional de imunização.
Desse total, 385,5 mil são dos grupos prioritários. O restante é composto por pessoas com comorbidades. O maior contingente está entre os idosos, que somam 245 mil doses, seguidos de trabalhadores da saúde, com 90,2 mil, e 22,7 mil profissionais da segurança pública e salvamento.
As crianças, grupo prioritário desta semana, somam mais de 5,7 mil doses. Ao longo desta semana, a chamada também é para vacinar gestantes, mães que tiveram bebês há menos de 45 dias e pessoas com deficiência, além dos demais grupos prioritários.
As crianças devem ser imunizadas nas unidades de saúde para manter o acompanhamento do calendário e atualização das vacinas de rotina. Já os outros públicos podem comparecer em unidades de saúde ou nas farmácias parceiras da prefeitura. Na próxima semana, começará a última fase da terceira etapa da vacinação, que prossegue até 5 de junho, com o atendimento de pessoas entre 55 e 59 anos e professores das redes pública e privada.
A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que podem levar o paciente a problemas clínicos e internações hospitalares.