Pesquisa Datafolha realizada neste mês mostra que 52% dos brasileiros avaliam que a inflação subirá nos próximos meses, maior percentual desde o levantamento de agosto de 2018 (54%).
A piora na expectativa para a inflação se dá em um momento em que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) voltou a subir por conta de itens como carnes e combustíveis.
Na pesquisa anterior, feita no final de agosto deste ano, 46% dos entrevistados afirmaram que a inflação iria subir. Em dezembro de 2018, 27% esperavam que os índices de preços aumentariam, patamar mais baixo já registrado em um levantamento Datafolha, considerando o período que tem início em dezembro de 1994.
O percentual de pessoas que avaliam que a inflação irá cair passou de 20% em agosto para 17% em dezembro. Para 27%, a inflação ficará estável – esse índice era de 30% em agosto.
No levantamento, foram realizadas 2.948 entrevistas, nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.