Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mais de 58 mil crianças podem morrer de fome na Somália

Compartilhe esta notícia:

Mãe abraça seu filho subnutrido em hospital da Somália. (Foto: Stuart Price/ONU)

Mais de 58 mil crianças podem morrer de fome na Somália se não receberem ajuda de emergência devido à enorme seca no país associada às consequências da guerra civil, alertou nessa segunda-feira a ONU (Organização das Nações Unidas). “O nível de desnutrição, principalmente das crianças, é muito preocupante, aproximadamente 350 mil menores de 5 anos sofrem de desnutrição aguda”, declarou o coordenador da ajuda humanitária da ONU na Somália, Peter de Clercq, em nota.

A situação faz lembrar que há quatro anos, quando a combinação de uma seca de grande amplitude com a guerra civil provocou a morte de mais de 250 mil pessoas devido à fome. Atualmente, cerca de 950 mil pessoas “lutam diariamente para se alimentarem” e 4,7 milhões de somalis, perto de 40% da população, necessitam de ajuda humanitária, segundo os dados recolhidos pela Unidade de Análise da Segurança Alimentar e da Nutrição da ONU e a Rede de Alerta Precoce da Fome.

O fenômeno meteorológico El Niño é mais intenso este ano, tendo provocado no Chifre da África inundações desastrosas para a agricultura no Sul da Somália e uma enorme seca no Norte. A ONU pediu um financiamento de 885 milhões de dólares para enfrentar a crise que pode piorar nas regiões da Puntlândia e da Somalilândia.

A situação humanitária na vizinha Etiópia também é preocupante, segundo a ONU. Pelo menos 10,2 milhões de habitantes precisam de ajuda alimentar, número que poderá duplicar nos próximos meses se não forem tomadas medidas adequadas. (Agência Lusa/ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Avanço do zika vírus alarma colombianos e argentinos. “Hermanos” serão 2 milhões no verão brasileiro
Vírus da zika tem disseminação mais rápida que o da dengue, diz Fiocruz
https://www.osul.com.br/mais-de-58-mil-criancas-podem-morrer-de-fome-na-somalia/ Mais de 58 mil crianças podem morrer de fome na Somália 2016-02-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar