Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2020
Ao menos 625 mil telefones celulares registrados no Rio Grande do Sul já podem receber alertas da Defesa Civil Estadual diretamente pelo aparelho. O serviço de mensagens tipo SMS é cadastrado de forma gratuita e tem por objetivo avisar sobre a possibilidade de desastres como temporais, deslizamentos e inundações, além de informações relacionadas ao coronavírus.
Os dados constam em estatística divulgada pelo governo do Estado, com base em levantamento do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Para receber os “torpedos”, o cidadão precisa enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um código de endereçamento postal. Em seguida, o celular está apto a receber alertas e recomendações do órgão estadual.
Outra forma de saber com antecedência a possibilidade de desastres naturais é por meio de mensagens nos canais de TV por assinatura. O serviço é gratuito, está disponível em todos os Estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.
Ações conjuntas
“A emissão de alertas é fruto de um trabalho conjunto”, ressalta o Palácio Piratini. “Os boletins meteorológicos que podem indicar a possibilidade de ocorrências são gerados pelo Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais], que por sua vez repassa os dados ao Cenad para avaliação.
No Rio Grande do Sul, caso os técnicos da Defesa Civil e da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) também constatem o risco de ocorrências, são emitidos avisos para as Defesas Civis municipais e a população cadastrada no serviço. As mensagens de SMS, Google e TVs por assinatura são disparadas por meio de uma parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul