Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de julho de 2023
Operações buscam também educar os motociclistas
Foto: Jaqueline Moura/ EPTC/ PMPADe janeiro a 17 de julho de 2023, o setor de fiscalização da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realizou 6.518 abordagens dentro da Operação Duas Rodas, em Porto Alegre.
A ação é voltada para motociclistas e busca coibir adulterações, excessos de velocidade e reduzir acidentes. Durante as abordagens foram autuados 2.374 motoristas, sendo que 251 estavam sem Carteira Nacional de Habilitação.
Nesta quarta-feira (19), mais uma operação ocorreu na rua Leopoldo Bier, no bairro Santana. Noventa veículos foram abordados, sendo 38 foram autuados. Foram recolhidas seis motocicletas e 18 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos.
“Apesar de representar apenas 12% da frota de veículos, os motociclistas têm grande impacto no trânsito de Porto Alegre e representam quase metade das mortes neste ano. Esses dados nos levam a fazer um trabalho bastante focado nesse público para ampliar a conscientização e promover maior segurança viária”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
O motociclista João Mankowski foi um dos condutores abordados sem nenhum tipo de irregularidade e ressaltou a importância da operação. “Esse tipo de ação é muito importante porque garante a segurança viária de todos, inclusive dos pedestres”, disse.
Dados
Em 2022 foram registradas 41 vítimas fatais com envolvimento de motocicletas, sendo 35 condutores, dos quais 17 não estavam habilitados, além de cinco pedestres atropelados por motos e mais um ocupante da carona. “Estamos agindo para evitar estas ocorrências e manter uma circulação segura nas ruas de nossa cidade”, afirmou o diretor de operações da EPTC, Cirilo Faé.