Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de abril de 2016
No Rio Grande do Sul, 77,2 mil meninas de 9 anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV, principal fator responsável pelo câncer do colo do útero, segundo o Ministério da Saúde, que realiza desde o início deste mês uma mobilização nacional com o slogan “Proteja o futuro de quem você ama”. Além dessa faixa etária, a pasta também pretende vacinar as meninas de 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus.
A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o País. Além disso, as meninas poderão ser imunizadas nas escolas públicas e particulares. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
O secretário de Vigilâncias em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, ressaltou a importância de aplicar duas doses da vacina, sendo que a segunda seis meses após a primeira. “Só assim, essas meninas poderão chegar à idade adulta livre da ameaça de uma doença como o câncer do colo de útero, hoje responsável pela quarta causa de morte na população feminina brasileira”, enfatizou o secretário.