A atividade humana é a principal causa dos incêndios no Pantanal, totalizando cerca de 84% das ocorrências. A segunda maior causa são os meios naturais, representando 16%, de acordo com a pesquisadora do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Renata Libonati.
Conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de janeiro até o dia 26 de abril, o Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, registrou 613 focos de queimadas.
Em todo o Estado do Mato Grosso, já são 3.971 focos de queimadas, ficando atrás apenas de Roraima (4.571). Os dois Estados representam mais de 51% dos focos de incêndios florestais registrados no Brasil até agora
O Pantanal é um bioma extremamente rico quando o assunto é fauna brasileira, pois abriga grande parte dos animais existentes no País. Sua preservação ambiental é alta, sendo considerado o bioma mais preservado do Brasil, de acordo com os órgãos governamentais, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).