Desde o começo da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul, no dia 19 de dezembro do ano passado, até as 23h59min do dia 31 do mesmo mês, já foram realizados 103 salvamentos em águas gaúchas. Foram registrados 95 no Litoral Norte, dois no Litoral Sul e seis em águas internas. Os números foram divulgados nessa sexta-feira pela Brigada Militar.
Mais de mil salva-vidas integrarão os postos de salvamento no litoral e balneários do Estado. O chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros e comandante dos Salva-Vidas, tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, afirmou que os 470 salva-vidas militares formados na primeira turma do curso de Atualização Técnica em Salvamento Aquático no Mar somados com os 484 da segunda turma do curso, a ser concluído neste domingo, e que estão em estágio operacional supervisionado, comporão os postos de salvamento aquático (guaritas).
Ao efetivo militar, somam-se 58 salva-vidas civis temporários que encerraram o curso de capacitação na quinta-feira e já estão nas guaritas desde essa sexta-feira. “Temos um aporte de efetivo de salva-vidas neste final de ano muito próximo ao efetivo empregado no mesmo período no ano de 2014”, declarou Oliveira Junior.
O tenente-coronel disse que o pagamento de diárias de viagens aos instrutores e equipes técnicas de apoio administrativo e de ensino dos cursos de salvamento aquático está rigorosamente em dia. Os cursos iniciaram em 23 de novembro.