Sábado, 08 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2017
O acesso ao Centro de Porto Alegre ficou complicado no final da tarde desta quinta-feira (22) após manifestantes bloquearem a avenida Júlio de Castilhos, na Capital gaúcha. Os manifestantes colocaram fogo em caixas de madeira e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) recomendou aos motoristas que evitassem a via, que foi bloqueada parcialmente em alguns momentos esporádicos mas chegou a ser totalmente fechada. A manifestação foi protagonizada por ambulantes que teriam entrado em atrito durante ação de fiscalização na área. Às 19h10min a EPTC informou a liberação das vias.
19h10 – Liberado o trânsito na avenidas Mauá e Júlio de Castilhos, após manifestação e bloqueios.
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) June 22, 2017
Segundo a EPTC os bloqueios seguiram por cerca de uma hora e incluíram também a avenida Mauá. A Polícia e a Guarda Municipal foram acionadas para conter manifestantes. Há registro de contêineres queimados pelos manifestantes durante os protestos.
O trânsito ficou bastante complicado na região, especialmente para quem depende de transporte coletivo.
Transporte coletivo muito prejudicado no Centro.
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) June 22, 2017
18h48 – Seguem os bloqueios nas avenidas Júlio de Castilhos e Mauá. Polícia e Guarda Municipal contiveram manifestantes.
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) June 22, 2017
18h06 – Manifestantes bloquearam totalmente a Av. Júlio de Castilhos. Trânsito parado na via. Motoristas devem evitar a região se possível. pic.twitter.com/sxo6OPPhZf
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) June 22, 2017
Manifestação de ambulantes interrompe trânsito na Avenida Julio de Castilhos em frente ao Mercado Público.
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) June 22, 2017
Grêmio x Coritiba: trânsito e transporte
Além do bloqueio nas avenidas Júlio de Castilhos e Mauá, Porto Alegre conta ainda com dia de esquema de trânsito e transporte para realização de partida de futebol. Mais cedo a Empresa Pública de Transporte e Circulação informou o esquema de trânsito e transporte para a partida entre Grêmio x Coritiba desta quinta-feira (22), às 21h, na Arena. O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro.
A linha Especial Futebol circulará com dez ônibus, saindo do Largo Glênio Peres em direção ao estádio a partir das 19h. A região da Arena do Grêmio possui cinco linhas de ônibus e cinco de lotação. O serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. As linhas T2 e T2.3 /Arena, operadas pela Carris, circularão com tabela horária eventual para atender ao jogo. Uma boa opção de transporte é o Trensurb. Os torcedores que utilizarem o metrô devem desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 quilômetro até a Arena, aproximadamente 10 minutos de caminhada.
Ônibus da linha Futebol começam a operar a partir das 19h. Confira o esquema de trânsito e transporte: https://t.co/DhQbICHkED
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) June 22, 2017
Outro bloqueio: quem optar por ir de carro precisa ficar atento às mudanças: a chegada ao estádio pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) ficará bloqueada ao tráfego de veículos, a partir das 19h, em razão da segurança do público. Ao final do jogo, somente o sentido interior-Capital ficará bloqueado. Já a avenida Voluntários da Pátria terá sentido único, depois do jogo, entre a Arena e rua Dona Teodora.
Mauá em obras
As obras da avenida Mauá, no Centro Histórico, dentro do Plano de Requalificação de vias da Prefeitura de Porto Alegre, foram iniciadas no dia 12 de junho. O trecho que vai da avenida Borges de Medeiros até a rua General Portinho (1.197m), na principal via de acesso a Capital, começou a receber novo asfalto e a previsão de conclusão é até 7 de julho. O investimento é de R$ 882.492,31.