Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2024
Na Freeway, mais de 100 manifestantes bloquearam totalmente o km 95, próximo à nova ponte do Guaíba.
Foto: ReproduçãoCondutores que se deslocavam na noite dessa terça-feira (12) pelo trecho da BR-290 próximo a Porto Alegre e Região Metropolitana precisaram de paciência. A rodovia teve mais de três horas de protestos que impactaram o trânsito dos principais acessos da Capital, como a avenida Castelo Branco e a Estação Rodoviária. Na Freeway, mais de 100 manifestantes bloquearam totalmente o quilômetro 95, junto à nova ponte do Guaíba.
Moradores de diversos bairros da Zona Norte da cidade pediam esclarecimentos à Caixa e ao governo federal sobre a aquisição de novas casas através do programa Compra Assistida. Também cobraram as autoridades locais em relação ao lixo que ainda se acumula na região devido às enchentes de maio.
O Compra Assistida permite a famílias habilitadas escolherem e receberem moradias subsidiadas pela União. Elas têm esse direito por residirem nas proximidades de onde a ponte está sendo construída. O programa é destinado a beneficiários das faixas 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida, com renda bruta familiar de até R$ 4.700.
Conforme relato dos moradores, pelo Compra Assistida, os compradores têm 60 dias de prazo para fazer a aquisição, mas somente a análise dos documentos necessários pode demorar um mês, ou seja, pelo prazo curto, inviabilizaria a compra e seriam obrigados a ir para imóveis indicados pela Caixa Econômica Federal.
Eles condicionaram a liberação da pista ao comparecimento do superintendente da Caixa, Renato Scalabrin, no local. Após negociações, ficou acordado que um novo encontro será realizado às 14h desta quarta-feira (13), entre líderes comunitários e o banco estatal.
A região das Ilhas também foi palco de protestos, na altura da passarela da Ilha das Flores, pelo mesmo motivo. O tráfego foi liberado por volta das 21h. Chegou a cerca de 10 quilômetros o congestionamento no sentido Eldorado do Sul–Porto Alegre.