Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2022
Sergei Andreev foi alvo de um protesto no cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia
Foto: Reprodução/TwitterManifestantes jogaram tinta vermelha no embaixador russo na Polônia, Sergei Andreev, quando ele participava nesta segunda-feira (09), em Varsóvia, de um ato em celebração ao Dia da Vitória, data em que a Rússia derrotou as tropas da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
O protesto ocorreu no cemitério de soldados soviéticos na capital polonesa. Manifestantes bloquearam a passagem de Andreev e lançaram a tinta no seu rosto em repúdio à guerra na Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro.
Após o episódio, em meio a gritos de “fascistas” e “assassinos”, o diplomata deixou o cemitério acompanhado por seguranças e policiais. Ele disse que o ataque poderia ter sido evitado, acusando a polícia polonesa de ter demorado para agir. “Eles arruinaram o nosso feriado sagrado, o Dia da Vitória”, declarou.
Assista abaixo o momento em que Andreev é atingido:
Russian ambassador had a hard time today in Warsaw. People chant into his face: “Fascists!” #StandWithUkraine #StopPutinNOW #ArmUkraineNow pic.twitter.com/erZsfB7MEs
— olexander scherba?? (@olex_scherba) May 9, 2022