Ícone do site Jornal O Sul

Marcha Gaúcha do Clima busca ideias sustentáveis para resolver crise de mudança climática

Na foto, o diretor da Aliança Francesa, Patrice Pauc, o prefeito José Fortunati, o CEO da Global Urban Organization, Marc Weiss e a organizadora do evento e coordenadora da ONG, Lígia Miranda. FOTO - Jackson Ciceri

Um evento histórico acontecerá no dia 29 de novembro, no Largo da Setembrina, no Parque Farroupilha, na Capital. É a Marcha Gaúcha do Clima, edição local do Marcha Global, que acontece no mesmo dia na Cúpula do Clima de Paris. No evento, líderes mundiais vão se reunir para pressionar a política a se comprometer com uma ação corajosa e eficaz para resolver a crise de mudança climática. Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas para participar em mais de 2 mil cidades.

Na Capital, a Marcha foi lançada hoje, às 12h, em cerimônia organizada pela ONG Instituto Toda Vida em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O prefeito José Fortunati, ao lado da organizadora do evento e coordenadora da ONG, Lígia Miranda, do CEO da Global Urban Organization, Marc Weiss e do diretor da Aliança Francesa, Patrice Pauc, contou como vai funcionar o evento e os benefícios de sua realização.

Segundo Fortunati, as principais soluções a serem tomadas na Capital são em relação a problemas de balneabilidade, poluição do ar e vegetação. “Organizaremos os critérios para que sejam claros e coordenados para permitir que os municípios que aderirem o movimento, sejam gradativamente monitorados, evitando catástrofes naturais. Queremos uma cidade mais sustentável”, afirma o prefeito. Na visão dele, encaixa-se também o incentivo a utilização do transporte alternativo.

“Convidamos muitos amigos envolvidos no meio ambiente, desde amigos de organizações como a Greenpeace, como o Marc Weiss. Diversos parceiros estão nessa com a gente”, conta a organizadora e coordenadora da Marcha Gaúcha do Clima, Lígia Miranda. A reivindicação feita por Lígia é de que todos os participantes utilizem ônibus ou bicicleta para chegar até o local.

O COP 21 (Climate Change Conference) acontecerá em dezembro, na cidade de Paris. No evento, representantes da Marcha no País poderão estabelecer metas sustentáveis em benefício das cidades. Marc Weiss ressalta que com ideias sustentáveis “podemos ficar mais ricos do que pobres”.

Sair da versão mobile