Na manhã desse domingo (1), a Congregação Luterana da Linha 15 de Novembro foi palco da inauguração do Marco Zero da Soja no Brasil, celebrando os 100 anos da introdução do grão no país. O evento histórico reuniu autoridades, representantes de importantes famílias pioneiras e a comunidade local.
O marco zero foi estabelecido no local onde, há um século, foram plantados os primeiros grãos de soja no Brasil. A inauguração contou com o descerramento de uma placa comemorativa, simbolizando o legado desse cultivo para o país. Walter Lehenbauer, neto do pastor Albert Lehenbauer – responsável por trazer a soja ao Brasil -, emocionou os presentes ao recordar a história de sua família.
“As sementes que meu avô trouxe ajudaram muitas famílias a reconstruir suas vidas, pois tinham o propósito de deixar um legado para seus filhos. Ele tinha um amor enorme pelo próximo. Digo pela graça de Deus que, sem a bênção de Deus, nada acontece. É uma honra imensa celebrar com vocês este momento”, declarou Walter.
Dário Germano, presidente da Fenasoja, destacou a relevância do encontro. “Quero agradecer às famílias da comunidade pela receptividade, pois tornaram esse encontro ainda mais especial. Hoje é um momento memorável para a família Fenasoja, pois estamos aqui reunindo a família do pastor Albert Lehenbauer e as famílias dos pioneiros da soja: Bessel, Schwartz, Muller e Brakmann.”
Após a inauguração, foi realizado um culto de celebração, reforçando o significado histórico e espiritual do momento. Estiveram presentes no ato o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; o prefeito de Ubiretama, Rodrigo Bloch; o deputado federal Osmar Terra e representantes das comissões da Fenasoja.
A celebração integra as atividades da Fenasoja 2024, maior feira multissetorial do Brasil, que ocorre até o dia 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Santa Rosa. O evento reforça o papel do município como berço nacional da soja, celebrando o impacto desse cultivo na economia e na vida de inúmeras famílias brasileiras.