O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresentar a mostra “Fernando Ricardo – Fotografias”. Com curadoria do artista plástico Alfredo Aquino e entrada franca, o visitante pode conferir nas Salas Negras do Margs, 30 imagens que demonstram a qualidade do trabalho de Fernando Ricardo, que combina arte e jornalismo, na sua função dedicada ao fotojornalismo.
Fernando Ricardo foi fotógrafo da Agência Gamma, da Agence France Presse e fotógrafo-chefe da Associated Press – AP em Portugal, com longa carreira de cobertura foto-jornalística de cenários de guerra no Oriente Médio e África. No conjunto selecionado para esta exposição, há fotografias notáveis na captura do instante, do movimento – como na imagem do menino que escorrega e cai na cascata do chafariz e nos meninos que correm entre os silos e cruzes.
Segmento importante são os retratos das celebridades mundiais (Mário Soares, João Paulo II, Nelson Mandela, José Saramago, Ayrton Senna) e o conjunto de esplêndidas imagens da série Salinas. Esta série em preto&branco mostra a atividade artesanal de coleta da flor do sal, num precioso testemunho de atividades manuais centenárias, que vão encerrando seu ciclo. A série do Incêndio no Chiado apresenta a tragédia do incêndio recente no centro de Lisboa, testemunhada pela lentes de Fernando Ricardo e tem seu epitáfio na melancólica imagem dos dois bombeiros solitários que conversam impotentes, resignados ao desastre.
O Margs está aberto ao público de terças a domingos, das 10h às 19h.