Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2023
Em seu discurso, cantora se declarou ao irmão Caetano Veloso: "Sempre foi meu guia e mestre do meu barco"
Foto: DivulgaçãoMaria Bethânia, de 76 anos de idade, foi empossada como imortal na Academia de Letras da Bahia, na quarta-feira (03). A cantora ocupa a cadeira de número 18 da instituição. Recebida de pé e sob aplausos, Bethânia começou seu primeiro discurso como membro.
“Entro nesta Academia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura. Com a palavra. Meu agradecimento em primeiro lugar aos autores poetas e escritores de modo geral. Eu sou uma cantora brasileira e sei como a música pode atingir o povo brasileiro”, disse Maria Bethânia durante a sessão solene realizada no Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré, em Salvador, na Bahia.
Ainda no discurso, a artista falou sobre sua família e se declarou para o irmão Caetano Veloso: “Fui criada em uma casa onde poesia e música eram naturais. Caetano sempre foi meu guia e mestre do meu barco”.
A cerimônia teve acesso restrito para pessoas convidadas – familiares, amigos e autoridades – e foi presidida pelo acadêmico Ordep Serra, presidente da Academia de Letras da Bahia.
Maria Bethânia Vianna Telles Velloso foi eleita imortal da Academia de Letras da Bahia em 11 de outubro de 2022. A cerimônia de posse seria realizada em dezembro do ano passado, mas foi adiada em decorrência do aumento, à época, no número de casos de Covid-19.
A Academia de Letras da Bahia, a mais antiga do Brasil, a elegeu em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira. “Maria Bethânia é uma grande estrela. Não só da música popular, mas da inteligência brasileira. Ela uma das grandes damas ilustres da Bahia. Aqui recebemos pessoas que demostram excelência na sua área. Temos aqui não só escritores e poetas, mas juristas, jornalistas, filósofos, cientistas sociais. São pessoas que chegam a um reconhecimento muito grande do seu valor e são candidatos naturais da Academia de Letras da Bahia“, ressalta Ordep Serra.
Maria Bethânia é considerada uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, com cerca de 50 anos de carreira. São mais de 50 álbuns lançados. Ainda ativa na música, com shows e lançamentos de novos álbuns, ela atua em projetos sociais, culturais e também é conhecida por sua atuação política, tendo sido uma das vozes mais ativas na luta contra a ditadura militar no Brasil e a favor da democracia.