Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de julho de 2023
A rivalidade entre os dois empresários não começou pelo lançamento da rede social.
Foto: ReproduçãoNo lançamento do Threads, sua nova rede social vinculada ao Instagram, Mark Zuckerberg alfinetou o rival Elon Musk em seu próprio território: o Twitter. Zuckerberg fez o seu primeiro tuíte em mais de 10 anos. Na publicação, ele ironiza a semelhança entre as duas plataformas usando um meme do Homem-Aranha.
O atual dono do twitter, o bilionário Elon Musk respondeu sobre o lançamento da nova rede social cerca de três horas depois, também no Twitter. “É infinitamente preferível ser atacado por estranhos no Twitter, do que se entregar à falsa felicidade de esconder a dor no Instagram”, disse.
A rivalidade entre os dois empresários não começou pelo lançamento da rede social. No dia 21 de junho, Elon Musk desafiou Mark Zuckerberg para uma luta em resposta a um tweet sobre um suposto plano da Meta de criar o Threads.
“Tenho certeza de que a Terra mal pode esperar para estar exclusivamente sob o controle de Zuck, sem outras opções”, escreveu Musk à época.
Zuckerberg respondeu em seu perfil no Instagram com a captura de tela do tweet de Musk e a mensagem: “Me passa o local”. O dono do Twitter sugeriu Las Vegas, sede do Ultimate Fighting Championship (UFC).
Threads
Disponível para Android e iPhone (iOS), o Threads vai aproveitar o alcance de seu aplicativo-irmão para crescer. Na nova rede social, os usuários poderão fazer login e encontrar amigos por meio de suas contas no Instagram, que tem mais de 2 bilhões de usuários.
Além disso, quem tiver as duas contas conectadas vai mostrar na bio do Instagram o número de sua inscrição no novo app.
Anunciada como um espaço de “atualizações em tempo real e conversas públicas”, a nova rede se parece muito com plataformas como Twitter, Bluesky e Mastodon.
Ela suporta posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram.
Uma diferença para o Twitter é que o Threads não tem área de trending topics, que mostra assuntos mais comentados na rede. Segundo a nova rede social, esse recurso será lançado no futuro.
Os usuários do Threads decidem quem pode responder aos seus posts – todos, apenas quem estão seguindo ou apenas as contas citadas – e tem recursos de segurança como o filtro que oculta termos específicos em comentários. Os usuários que você bloqueou no Instagram também são bloqueados no novo aplicativo.