O diretor Martin Scorsese confessou que, com a gravação de “Silêncio” (foto), filme baseado no livro de mesmo título do japonês Shusaku Endo, realiza um sonho de mais de 20 anos. O cineasta conheceu a história em 1998, quando o arcebispo Paul Moore lhe recomendou a obra. A trama mostra a perseguição de dois sacerdotes jesuítas no Japão do século 17. Desde a primeira leitura, quis levá-lo ao cinema. “O tema deste livro e as questões de fé foram parte da minha vida desde a infância”, disse.
A primeira tentativa de Scorsese de escrever um roteiro para “Silêncio” foi na década de 1990. A iniciativa, porém, “não foi muito bem-sucedida” e ele teve que esperar cerca de 15 anos até “encontrar o caminho correto”, explicou. Agora, o ator americano Andrew Garfield encarna o padre Rodrigues que vai ao Japão em busca do mentor, vivido por Liam Neeson. “Meu personagem enfrenta questões de como viver uma vida de fé, uma vida com sentido”, disse Garfield.
Adam Driver, Asano Tadanobu e Issei Ogata também integram o elenco. O roteiro ficou a cargo de Jay Cocks (“Gangues de Nova York”) e do próprio Scorsese.
A estreia do longa está prevista para 2016.