Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de maio de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
As bases do PMDB decidiram não esperar pela negociação com outros partidos das vagas em disputa ao Senado. O presidente da Associação de Vereadores do MDB de Igrejinha, Guto Scherer, anunciou ontem uma série de seminários ao lado da Fundação Ulysses Guimarães e da Associação de Prefeitos e Vices para impulsionar a candidatura do ex-governador Germano Rigotto ao Senado. O primeiro encontro será na sexta-feira, dia 4, às 19h, em Santana do Livramento e o segundo, no sábado, dia 5, às 9h, em Rosário do Sul, na Câmara de Vereadores. O tema dos seminários é objetivo: “Ciclo de Debates pelo Desenvolvimento Municipal – A retomada da cadeira no Senado”.
PSB já sonha com candidato o Piratini
A decisão do atual comando do PSB gaúcho de adiar a reunião marcada para o próximo dia 5, quando estaria em pauta a definição sobre coligações e as vagas na disputa ao Senado, leva em conta a possibilidade de lançar candidato próprio ao governo do Estado e ocupar as duas vagas ao Senado criando uma chapa pura. A decisão não agradou ao ex-presidente Beto Albuquerque. Pré-candidato ao Senado, ele disse ontem lamentar “que o partido adie decisões importantes sobre as eleições,a cinco meses delas acontecerem”.
O saldo da Operação Isis
A Coordenação de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento concluiu uma fiscalização, batizada de Operação Isis, que avaliou 107 marcas de azeite de oliva comercializadas por 65 empresas. A análise das amostras foi dividida em dois grupos. Os resultados podem ser consultados no site do Ministério da Agricultura.
No 1º grupo, com 39 empresas, 108 lotes de amostras foram aprovados.
No 2º grupo, com 26 empresas, foram reprovados 160 lotes.
Reforma trabalhista reduz orçamentos
A comemoração do Dia do Trabalho e os atos que algumas centrais sindicais pretendiam promover em Curitiba em apoio o ex-presidente Lula, encolheram a olhos vistos. A principal razão foi o fim da contribuição sindical obrigatória que reduziu os orçamentos dos sindicatos e centrais sindicais para estas mobilizações.
Primeira baixa no Sindicato dos jornalistas
A desastrada intervenção protagonizada pelo jornalista Milton Simas, presidente do Sindicato dos Jornalistas gaúchos em Curitiba, ameaçando um repórter da Rede Record, mereceu notas de repúdio de diversas entidades ligadas aos trabalhadores e empresas da área de comunicação. Agora, no próprio sindicato gaúcho, ocorre a primeira baixa: a jornalista e professora de comunicação Cristiane Finger anunciou que está renunciando ao cargo que ocupava no Conselho de Ética.
Propina Delivery Democrática
Cada escândalo político tem nos bastidores, seu personagem decisivo. Eriberto França no caso Collor, e o jardineiro Francenildo Costa, que derrubou Antonio Palocci. Agora, surge Geraldo Oliveira, entregador da transportadora Transnacional, que em depoimentos dá detalhes sobre que levou dinheiro vivo ao marqueteiro de Gleisi Hoffmann e ao senador Ciro Nogueira.
PT já admite eleição sem Lula
As novas denúncias, em especial a delação de Antonio Palocci, parece que fizeram mais alguns líderes do PT caírem na realidade de uma eleição sem Lula. Agora, Jaques Wagner admitiu publicamente que compor uma chapa com Ciro Gomes não é uma impossibilidade. O partido pode aceitar ser vice na chapa do PDT.
Desembargador Jorge Luís Dall’Agnol no TRE
Será no dia 25 a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, que ocupava, desde maio de 2017, as funções de vice-presidente, corregedor e ouvidor da instituição. A desembargadora Marilene Bonzanini será vice-presidente do tribunal.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.