Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2019
Uma mudança no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) passará a contabilizar os testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para estudantes do 9º ano e a avaliação da alfabetização do 2º ano do ensino fundamental através de amostragens, ao invés de aplicar a prova para todos os estudantes. Será a primeira vez que alunos do 9º ano realizarão o teste, enquanto os pequenos costumavam fazer a prova para medir o nível de alfabetização quando estavam no 3º ano, de dois em dois anos, até 2016.
A alteração do Ministério da Educação foi apresentada hoje (2) pelo responsável pela pasta, Abraham Weintraub, nas diretrizes publicadas no Diário Oficial da União. A meta do governo é verificar se os estudantes estão sendo alfabetizados até o 2º ano, como é o esperado. “O que queremos é saber se as crianças estão aprendendo no ritmo adequado”, explicou o ministro. “Temos que pegar aquela criança que está ficando para trás e medir o que está acontecendo de certo e de errado”, ele concluiu.
O governo optou por realizar a pesquisa de dois em dois anos para reduzir os gastos com o material. Para realizar a avaliação de 7 milhões de crianças, o investimento é de cerca de R$ 500 milhões. Através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as avaliações realizadas pelo Saeb identificam fatores que interferem no desempenho do estudante, para, assim, buscar soluções e medidas para melhorias no setor. Neste ano, as provas acontecerão entre 21 de outubro e 1º de novembro em todas as unidades da federação. Os resultados serão divulgados em 2020.