Ícone do site Jornal O Sul

MEC quer divulgar boas práticas de professores

O objetivo é tornar a carreira de professor mais atraente no Brasil. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que elegerá professores que se destaquem para compartilharem boas práticas com os demais docentes o país. O objetivo, conforme a pasta, é tornar a carreira de professor mais atraente no Brasil e, ao mesmo tempo, dar melhores condições para os profissionais.

Este projeto deverá ser apresentado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, até o fim deste ano, segundo informações da diretora de Capacitação Técnica Pedagógica e de Gestão de Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do MEC, Mariana Muçouçah.

A diretora falou após debate sobre a formação dos professores no Brasil, ocorrida nesta terça-feira (09), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Os debatedores destacaram a formação dos docentes como fator central para que melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Atualmente, lecionar em escolas públicas é pouco atraente, e apenas 2,4% dos estudantes querem seguir essa carreira, revela a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além disso, os professores ganham menos que os demais profissionais com o mesmo nível de formação. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os professores de escolas públicas ganham, em média, 74,8% do que ganham profissionais assalariados de outras áreas.

Seleção
Segundo Mariana, para selecionar os melhores professores das escolas públicas, o MEC deverá usar indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Serão considerados referência os docentes que, entre outros fatores, conseguirem melhorar o desempenho dos estudantes.

“Esses professores vão ser identificados com indicadores que temos para educação. Vamos monitorar para ver se esse critério de seleção está sendo suficiente ou não”, disse Mariana.

Sair da versão mobile