Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de dezembro de 2019
Atletas gaúchos medalhistas nas edições deste ano dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), JEJ (Jogos Escolares da Juventude) e Paralimpíadas Escolares foram homenageados nessa quarta-feira com uma cerimônia no Palácio Piratini. Eles receberam certificados do governador Eduardo Leite e do ex-judoca João Derly, titular da SEL (Secretaria do Esporte e Lazer).
Nos JUBs, a equipe do Rio Grande do Sul conquistou 15 medalhas (quatro de ouro, cinco de prata e seis de bronze) nas modalidades atletismo, judô e vôlei de praia. Nos JEJ, foram 40 medalhas (dez de ouro, seis de prata e 24 de bronze) em atletismo, badminton, judô, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, futsal, voleibol, handebol e basquete.
Já nas Paralimpíadas Escolares, foram conquistadas 72 medalhas (31 de ouro, 25 de prata e 16 de bronze) em atletismo, natação e tênis de mesa. “O esporte proporciona grandes exemplos de coragem”, ressaltou Leite. “Queremos que esse impacto do esporte na vida de uma pessoa se reflita em toda a coletividade. Precisamos valorizar os bons exemplos para que outros jovens possam nutrir esse sonho no futuro.”
O secretário João Derly, por sua vez, mencionou que um dos papéis da pasta é dar visibilidade aos benefícios da prática desportiva e às conquistas dos atletas gaúchos: “Incentivar o esporte é uma política pública muito importante, que mexe com a comunidade, com o imaginário de tantas crianças e jovens e que movimenta a economia”.
Para o ano que vem, ele prometeu a realização de grandes eventos esportivos no Rio Grande do Sul. A cidade de Gramado (Serra Gaúcha), por exemplo, receberá em setembro a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, algo que não ocorria no Estado desde a década de 1970. Já a etapa regional dos Jogos Universitários Brasileiros será em novembro – o município gaúcho que sediará o evento será definido no mês que vem.
A SEL propicia a participação dos atletas gaúchos nessas competições por meio de incentivos financeiros oriundos da Lei Pelé. A verba é aplicada nas despesas com transporte e confecção de camisetas padronizadas para as equipes. Antes, a Secretaria organiza o Cergs (Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul), que funciona como seletiva para os JEJ, além do Paracergs (Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul), seletiva das Paralimpíadas Escolares.
Cerimônia de posse
Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho Estadual do Esporte-RS. A nova formatação do colegiado é composta pelas secretarias de Esporte e Lazer (SEL), Saúde (SES), Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP).
Participam, ainda, a Casa Civil, Cref (Conselho Regional de Educação Física), Aceg (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos), Fundação de Articulação de Desenvolvimento de PP, Associação das Federações Esportivas do Estado, COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Sindicato de Clubes Esportivos do Estado e representantes do paradesporto.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul