Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2022
O Brasil registrou neste sábado (16) 208 mortes pela covid nas últimas 24 horas, totalizando 675.353 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 248. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 12%, indicando tendência de estabilidade.
O País também registrou 39.372 novos diagnósticos em 24 horas, completando 33.283.715 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 58.526, o que representa uma variação negativa de 4% em relação a duas semanas atrás. Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.
A média móvel de 7 dias faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes.
O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Estados
– Subindo: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
– Em estabilidade: Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
– Em queda: Ceará, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte.
– Não divulgaram: Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.
Acre, Santa Catarina, Amapá, Rondônia e Mato Grosso do Sul não registraram mortes pela doença. Já os estados do Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Roraima, Rio de Janeiro e Distrito Federal não divulgaram atualização de casos e mortes.
Vacinados
O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid no Brasil chegou na última semana a 179.398.534, o equivalente a 83,51% da população total. Ao todo, 18.825 pessoas receberam a primeira aplicação do imunizantes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e do Distrito Federal.
Entre os mais de 179 milhões de vacinados, 168 milhões completaram o esquema vacinal primário (duas doses ou vacina da Janssen), o que representa 78,31% da população total. Em relação a segundas doses, o País registrou 41,8 mil aplicações.
A dose de reforço foi aplicada em 98.192.283 brasileiros. A porcentagem de brasileiros com o reforço chegou a 45,71% da população total.