A equipe médica que está cuidando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (12), que o petista está “superestável” após a realização de um procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça. A previsão de alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi mantida para o início da semana que vem.
Segundo os médicos, o resultado do exame neurológico feito no presidente está normal. A única recomendação é de repouso para que ele não faça nenhum esforço físico e evite estresse emocional.
“O procedimento foi feito com sucesso, e o presidente está acordado na UTI, comendo, está superestável. Não atrasou a programação dos próximos dias. Ele deverá ter alta no começo da semana”, afirmou o médico Roberto Kalil.
O neurologista Rogério Tuma explicou que a intervenção realizada nesta quinta foi feita em caráter preventivo, pois não houve um novo sangramento. “A chance de [o hematoma] se refazer é baixa”, explicou.
Segundo o neurologista Marcos Stavale, que também integra a equipe médica de Lula, o “risco de ter um novo sangramento é estatisticamente desprezível”. “Ele está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando”, ressaltou.