Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de maio de 2015
Foi velado no domingo o corpo do ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). O velório ocorreu no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa gaúcha e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades e políticos.
Dentre os presentes estavam o vice-presidente da República, Michel Temer, acompanhado do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, além do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e do presidente da Assembleia Legislativa do RS Edson Brum (PMDB). Logo após, o corpo do político foi cremado na capital gaúcha.
Nascido em Porto Alegre, o gaúcho estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, desde o ano passado, onde tratava um câncer, e faleceu na noite de sábado, aos 60 anos. Desde 2011, o ex-deputado lutava contra o ressurgimento de um tumor no cérebro, que havia sido removido em 2007. O governador gaúcho decretou luto oficial de três dias no Estado.
Mendes Ribeiro dedicou 40 anos à vida pública. Dentro desse tempo, foi deputado federal de 1996 a 2011, quando passou ao cargo de ministro da Agricultura até 2013. A presidenta Dilma Rousseff, por meio de nota oficial, lamentou a morte do gaúcho: “Hoje é um dia triste para todos nós que lutamos, como Mendes Ribeiro, pela democracia e por um País mais justo e menos desigual”, diz a nota.
Além de Dilma, Temer também lamentou a morte de Mendes Ribeiro: “Eu trago a mensagem de muita gente, inclusive da presidenta e dos colegas de Parlamento, para que eu transmitisse ao povo do Rio Grande do Sul e a família de Mendes Ribeiro as nossas condolências”, frisou.